Você está visualizando atualmente BELO, PURO E BOM | Hebreus 1.5-14

BELO, PURO E BOM | Hebreus 1.5-14

https://soundcloud.com/wilson-porte-jr/belo-puro-e-bom

– ESBOÇO SIMPLIFICADO – 

Fique à vontade para usar e compartilhar.

JESUS É MAIOR QUE OS ANJOS

“A Bíblia é uma janela, e não um quadro.”

John Piper

Minha oração é para que Deus nos dê clareza de visão para enxergarmos através desta janela e vejamos pelo menos um pouco da imensidão da pureza, da beleza e da bondade de Jesus.

Neste capítulo, Deus mais uma vez nos apresenta uma comparação entre Jesus e os anjos. É possível que estes hebreus refugiados em algum lugar perto da Grécia tivessem sido [ou permaneciam sendo] influenciados pelo poder e grandeza dos anjos.

Em quase todas as vezes que a Bíblia apresenta uma comparação entre o Senhor e algo mais, esta comparação é apologética. Ou seja, ela procura mostrar a diferença entre o verdadeiro e grandioso Deus e aqueles a quem o Seu povo estava se acostumando a gostar.

Não foram poucas as vezes em que Seu povo O trocou por estes outros deuses, falsos deuses.Aqui, Jesus é comparado várias vezes com os anjos.

Mas, que mal há nos anjos? Veremos que não há mal nenhum neles, mas que devemos compreender o papel dos anjos a fim de que não venhamos a cair no erro de adorá-los ou, talvez, orarmos a eles.

INFERIORES AO FILHO

Hebreus 1.55 Pois a qual dos anjos Deus em algum momento disse: “Você é meu Filho, hoje eu gerei você”?E, outra vez: “Eu lhe serei Pai,e ele me será Filho”?

Os anjos são inferiores ao Filho de Deus.Mais uma vez, o autor quer mostrar que Jesus é maior até que anjos.

Se Jesus é maior que os anjos, logo Jesus é maior que Moisés, Abraão e qualquer dos patriarcas dos hebreus.Várias citações do AT são feitas com o fim mostrar a ligação de Jesus com Deus Pai, que Jesus é filho de Deus Pai, da mesma essência que o Pai.

Salmo 2:7 7 O rei diz: “Proclamarei o decreto do SENHOR. Ele me disse: ‘Você é meu Filho, hoje eu gerei você.

1Cr 17.13 13 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho. Não tirarei dele a minha misericórdia, como a retirei daquele que foi rei antes de você.

Jesus é da mesma essência que o Pai, os anjos não. Assim como nossos filhos são da mesma essência que nós, e nossos cachorrinhos não.

Jesus é da mesma natureza divina e eterna que o Pai, os anjos não. Os anjos foram criados, Jesus é eterno e é o próprio Criados dos anjos.

Jesus é maior que os anjos em glória, sabedoria e poder. Não podemos comparar Jesus com os anjos.

ANJOS DEVEM ADORAR JESUS

Hb 1.66 E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: “E todos os anjos de Deuso adorem.”

Sabemos que havia em Israel quem adorasse aos anjos.Durante os últimos 200 anos antes de Jesus nascer, um número imenso de livros sobre anjos foram escritos em hebraico. Isso influenciou demais a forma como os hebreus temiam e reverenciavam os anjos e os demônios.

O NT fala muito mais sobre os anjos que o AT. Talvez, como uma forma de corrigir certas interpretações equivocadas do período.

Um grande número de livros apócrifos e pseudepígrafos foram escritos falando sobre anjos neste período [como vários os famosos Livros de Enoque, e muitos dos manuscritos do Mar Morto].

A maioria dos livros falam de anjos caídos, anjos que vivem entre os homens, julgamento dos anjos, anjos que se relacionam com mulheres, etc. A maioria destes livros é escatológica, tratam do fim do mundo.

Assim, muitos hebreus estavam acostumados em olhar para os anjos como grandes seres, poderosos, que deveriam ser temidos.

E mesmo na região grega, onde estes hebreus estavam, havia culto a anjos, como Paulo escreveu aos colossenses:

Col 2.18 18 Não deixem que ninguém se faça de árbitro para desqualificar vocês, com pretexto de humildade e culto de anjos, baseando-se em visões, estando cheio de orgulho, sem motivo algum, na sua mente carnal,

Mas aqui em Hb 1.6, encontramos uma comparação entre os anjos e Jesus, a quem alguns daqueles hebreus estavam receosos se deveriam seguir mesmo ou não.​

Hebreus 1:6 6 E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: “E todos os anjos de Deuso adorem.”

Neste verso, Jesus é primeiramente apresentado como o Primogênito. O Salmo 89.27 é citado: Sl 89:27 27 Por isso, farei dele o meu primogênito, o mais elevado entre os reis da terra.

Logo em seguida, é citado o Sl 97:7: 7 Sejam envergonhados todos os que adoram imagens de escultura, os que se gloriam de ídolos. Todos os deuses prostrem-se diante dele.

A palavra original para deuses aqui é Elohim. Neste contexto gramatical, elohim deve ser traduzido como anjos, tanto é que as versões mais antigas do AT, a Septuaginta (grego) e a Siríaca (aramaico), traduzem este verso com a palavra anjos. O próprio autor de Hebreus usou este verso para mostrar que Jesus é maior que os anjos.Todos os anjos adoram naturalmente a Jesus.

A GRANDEZA DOS ANJOS

No entanto, a Bíblia não deixa de falar da grandeza dos anjos. Veja no verso seguinte em Hebreus:

Heb1.7: 7 Ainda, quanto aos anjos, diz: “Aquele que a seus anjosfaz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo.”

Citação do Sl 104.44 Fazes a teus anjos ventose a teus ministros, labaredas de fogo.Mais uma vez o AT é citado para mostrar a grandeza dos anjos – só para mostrar no final que Jesus é maior.

JESUS É SUPERIOR AOS SERES MAIS SUPERIORES JÁ CRIADOS

Heb 1.8-9 8 Mas, a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de justiçaé o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiçae odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegriacomo a nenhumdos teus companheiros.”

O Filho, Jesus, comparado a Deus, Juiz e Rei. Ungido por Deus como nenhum outro antes dele foi. Biblicamente, não há ninguém como ele.

Outro salmo é citado. Agora, Sl 45.6-7 ​: 6 O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino. 7 O senhor, ó rei, ama a justiça e odeia a iniquidade; por isso, Deus, o seu Deus, o ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos seus companheiros.

“O teu trono, Ó DEUS”. O texto é atribuido a Davi, mas se aplica a Jesus. É isso que se chama “Salmo Messiânico”.

Jesus é o Rei dos reis, o Rei dos anjos. Jesus é o Deus do AT.

JESUS, O CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA

Heb1.10-12 ​: 10 Diz ainda: “No princípio, Senhor, lançasteos fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos. 11 Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerãocomo veste; 12 como manto tu os enrolarás, e, como roupas, serão igualmente mudados. Tu, porém, és o mesmo,e os teus anos jamais terão fim.”

Como no verso 2, Jesus é apresentado como o Criador dos céus e da terra. Heb 1.2 : 2 mas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o universo.

Veja o v. 10 (Heb 1.10) : 10 Diz ainda: “No princípio, Senhor, lançasteos fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos.

Jesus lançou os fundamentos da terra.

Os céus são obras de suas mãos.

Porém, no verso 11 (Heb 1.11) mesmo o céu e a terra, com toda a sua grandeza, perecerão.​

Hebreus 1:11 : 11 Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerãocomo veste;

Mas Jesus, o Criador, jamais perecerá. Jesus é eterno! Jesus é indestrutível!

Já a natureza criada, esta é finita.

Mais um Salmo é citado (Sl 102.25-27) ​: 25 Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos. 26 Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como veste, como roupa os mudarás, e serão mudados. 27 Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.

No verso 12 (Heb 1.12), os céus e a terra serão enrolados como um pergaminho.: 12 como manto tu os enrolarás, e, como roupas, serão igualmente mudados. Tu, porém, és o mesmo,e os teus anos jamais terão fim.”

Após serem enrolados como um pergaminho, serão trocados como trocamos de roupas.

Ou seja, tudo é finito, menos Jesus.

No final, mais uma vez os anjos são apresentados em comparação com Jesus.

SÓ JESUS É REI

Heb 1.13 ​: 13 Ora, a qual dos anjos Deus em algum momento disse: “Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigospor estrado dos seus pés”?

O Salmo 110.1 é citado (Sl 110.1): ​1 Disse o SENHOR ao meu senhor: “Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigospor estrado dos seus pés.”

Ter os inimigos aos pés simboliza poder, autoridade e senhorio.No último verso (Heb 1.14), o autor mostra quem são os anjos realmente:​ 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?

São espíritos ministradores. Enviados para serviços. Enviados por Deus.

Este verso afirma que os anjos são enviados por Deus para servir aos eleitos. De que forma eles nos servem: com livramentos, bençãos, acompanhamento, dons espirituais (uma vez que são os anjos que nos conferem os dons do Espírito), etc.

APLICAÇÕES

JESUS E OS ANJOS.

Jesus é superior, os anjos inferiores.

ANJOS – Como na época havia culto aos anjos, hoje também há. Como pessoas faziam orações aos anjos, hoje também fazem. Mas isso é errado.

Os anjos adoram e servem, e não devem ser servidos ou adorados.

Eles serviram no nascimento de Jesus, serviram a Jesus no sofrimento do Getsêmani e ainda hoje servem aos eleitos. A serviço de Jesus, ainda hoje os anjos nos servem e protegem.

JESUS – Todo culto deve ser dado a Jesus. Jesus é maior que as maiores criaturas que existem.

A grandeza do Criador veio falar conosco quando Jesus nasceu.

Ele odeia a iniquidade. Ama a Justiça.

Ele está ungido com alegria; quem estiver com ele e nele, será ungido com a mesma unção.

Sl 16.11 : 11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente.

Deixe um comentário