Você está visualizando atualmente QUAL A RELAÇÃO ENTRE O SUICÍDIO E A DEPRESSÃO?

QUAL A RELAÇÃO ENTRE O SUICÍDIO E A DEPRESSÃO?

Suicídio e depressão. Qual a relação entre elas? Tenho falado em alguns lugares sobre o que a Bíblia fala a respeito de depressão e são muitos os casos de pessoas que testemunham acontecimentos em suas famílias de pessoas que se suicidaram durante uma depressão.

Mas, como os cristãos veem isso?

Infelizmente, muitos desconhecem o que é depressão. Por isso, aconselham mal, tratando todo tipo de depressão como sendo demônio, ou pecado, ou frescura. Isso faz com que a pessoa doente em depressão não vá se tratar, não procure ajuda. Faz com que a pessoa tente lutar sozinha, tente achar algum pecado, ou alguma brecha demoníaca.

O problema é que a depressão é uma doença. Sim, demônios e pecados podem causá-la, mas julgar que todos em depressão ou escondem pecado grave ou são possessos por demônios é muita ignorância, maldade e falta de amor.

Se um dia você aprendeu que depressão se cura com somente com a Bíblia , esqueça isso, para o seu bem! Se miopia se cura com a Bíblia e veia entupida no coração com oração, então tudo bem, continue na loucura de tratar depressão como um probleminha de segunda categoria. Entenda, há mais pessoas que se matam por conta da depressão do que assassinatos no mundo. Cuide muito bem de seus sentimentos e do sentimento de quem lhe procurar pedindo ajuda.

De acordo com o site suicide.org, mais de 30.000 pessoas se suicidam anualmente no Estados Unidos da América e a principal razão para o suicídio é a depressão, quando esta doença mental não é tratada. Enquanto o suicídio por causa de depressão é a 11ª causa de morte nos EUA, o assassinato é a 13ª causa de morte no mesmo país. Segundo as estatísticas deste site, estes números correspondem ao que ocorre em outros países no mundo, aumentanto ou diminuíndo as colocações dependendo do país.

Uma estatística apresentada por David Murray apresenta o seguinte quadro:

Uma em cada cinco pessoas experimenta depressão, e uma em cada dez uma crise de pânico em algum estágio da vida. Há uma estimativa de que 121 milhões de pessoas em todo mundo sofrem de depressão e de que 5,8% dos homens e 9,5% das mulheres experimentará um episódio depressivo em algum ano. Suicídio, que é algumas vezes o resultado final da depressão, é a causa principal de mortes violentas em todo o mundo, contabilizando 49,1% de todas as mortes violentas, comparadas com 18,6% na guerra e 31,3% por homicídio.

Graças a Deus, temos sua luz e sabedoria para podermos fazer uso de tudo que possa nos ajudar a ficarmos bem. Assim sendo, creio ser um pecado rejeitarmos deliberadamente o uso daquilo que Deus permitiu que fosse descoberto para o bem-estar dos seres humanos.

Se você está em depressão ou conhece alguém que está, por favor, além de procurar seu pastor, padre ou qualquer líder espiritual, procure um médico ou um profissional da área da saúde mental. Isso é sério. Mais do que você imagina.

Por Wilson Porte Jr.

Se quiser saber mais sobre a relacão entre o suicídio e a depressão, sugiro meu livro Depressão e Graça, publicado pela Editora Fiel.

Deixe um comentário